terça-feira, 4 de dezembro de 2012

HOMENAGEM AO CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE
MONTES CLAROS-MG
O Conselho Municipal de Saúde de Montes Claros foi agraciado com a medalha do Ordem do Mérito Legislativo do Estado de Minas Gerais, concedida pela Assembleia Legislativa – ALMG, em solenidade realizada no Expominas, em Belo Horizonte. A entidade foi representada pelo seu presidente, Geraldo Edson Guerra, pelo secretário-executivo, João Batista Alves de Jesus, e pelo conselheiro dos usuários, o vereador eleito, Fernando Antônio Dias de Andrade (Fernandão Anjo do Futuro).
O deputado estadual Arlen Santiago foi o autor da proposta da homenagem, que passou pela avaliação e aprovação unânime do Conselho da Ordem, formado por membros da mesa diretora da ALMG, lideranças parlamentares e por ex-presidentes da Assembleia que estejam exercendo mandato de deputado estadual.
O Mérito Legislativo foi instituído em 27 de abril de 1982, por meio da Resolução 2778, que criou a Ordem do Mérito Legislativo do Estado de Minas Gerais. A iniciativa tem como objetivo homenagear, anualmente, personalidades e instituições que tenham merecido o especial reconhecimento pelos serviços ou méritos excepcionais.
Segundo Arlen Santiago, que foi presidente do Conselho no ano de 1997, esta indicação se deve aos relevantes serviços prestados para a melhoria do atendimento à população: “A homenagem é mais do que justa. O Conselho tem sido um lugar onde o usuário do Sistema Único de Saúde – SUS encontra os seus direitos reconhecidos. Sem ele, o atendimento em Montes Claros estaria muito mais deficitário do que é”.
O Conselho Municipal de Saúde de Montes Claros tem como objetivo fiscalizar e deliberar a respeito da saúde do município. Ele possui 24 integrantes, que representam os trabalhadores, os usuários e os prestadores de serviço na área da saúde, além do poder público nas três esferas (municipal, estadual e federal).
O parlamentar ainda destaca que, para o Conselho funcionar ainda melhor, é preciso que toda a comunidade participe, dando sugestões, apresentando suas reclamações e reivindicações. “Só assim conseguiremos um sistema de saúde eficiente, comprometido e destinado aos anseios da população e com a utilização correta dos recursos. O Conselho tem lutado constantemente em prol do usuário e o reconhecimento desses rabalhos pela comunidade tem sido uma conseqüência”, concluiu Arlen Santiago. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário